terça-feira, 19 de maio de 2015

REGIÃO CENTRO OESTE

Finalmente a última parada: região centro-oeste. Composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal.                                  
Por ser conhecida como celeiro da música sertaneja  e ter sua economia baseada na agricultura e pecuária trazemos o ritmo que pode ser encontrado também nas regiões sudeste e sul. Unindo a batida dos pés e as mãos dos dançarinos: com vocês: A CATIRA.





 A aluna Maria Clara ( 6 A) com a poesia “MENINA AVOADA”.





Esta apresentação é um grande desafio e comprova que a escola pública acolhe  todas as pessoas, sem exceção. A inclusão é um processo longo de adaptação não apenas da estrutura física do ambiente escolar, mas também de valorização e aceitação da diversidade. Para isto os alunos  do 7 Ano apresentarão o poema musicado “BERNARDO” – em Libras.





REGIÃO NORTE

 A região norte – a mais extensa região brasileira; possui sete estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Sua população é miscigenada(indígenas, imigrantes, cearenses, gaúchos, nordestinos, africanos, europeus e asiáticos) fator que contribui para a diversidade cultural. De lá trazemos um estilo musical de origem negra: o Carimbó.

ALUNOS DO 9º ANO A



REGIÃO NORDESTE

Apresentação do Teatro

A peça foi tirada da obra de um grande escritor brasileiro: Ariano Suassuna. Essa peça retoma elementos do teatro popular, contidos nas novelas medievais portuguesas e na literatura de cordel, para exaltar os humildes e satirizar os poderosos e religiosos que se preocupam apenas com questões materiais.
Para um melhor entendimento do teatro, apresentaremos um trecho do filme que foi encenado por artistas brasileiros,que antecede e explica o ambiente que será representado aqui neste palco.

Com a participação doa alunos do 1 ano do E.M e 9 ano do E.F.

                                                                           
 

                                                                       
 

                                                                           



REGIÃO NORDESTE

Região Nordeste, composta pelos estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Apresenta grande pluralidade cultural. Esta região é conhecida especialmente, pelo carnaval de Salvador e pelas festas juninas de Caruaru e Campina Grande. O ritmo escolhido foi o forró.

A linguagem é a característica que nos difere dos demais seres. Não existe uma linguagem errada, existem variedades linguísticas que são as variações de uma língua em razão de diferentes condições sociais, culturais e regionais vividas por seus falantes. Patativa do Assaré, poeta nordestino, canta sua terra, suas mazelas e tristezas e seus poemas retratam fielmente tudo isso.

A apresentação agora, fica por conta do aluno Renan e um grupo de retirantes do 6 ano B “ .



                                           


















XOTE DAS MENINAS COM AS ALUNAS DO 8º ANO E 9º ANO

REGIÃO SUDESTE

Seguindo viagem, chegamos à região sudeste: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, o celeiro do Brasil. Representando os quatro estados, este ritmo é de origem africana, com notável destaque no RJ, berço dos carnavalescos, a força do samba venceu barreiras, superou preconceitos e conquistou o público de todas as idades e classes sociais, tornando-se paixão nacional. Com vocês o SAMBA.

ALUNA WEMILLI 1º ANO A



A poesia E AGORA, JOSÉ ? , autoria de Carlos Drummond, por um grupo de alunos do 9 Ano.


REGIÃO SUL

E nesse contexto, temos o orgulho de iniciarmos a nossa apresentação com a primeira região: 

SUL

Representando o Sul e seus três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O ritmo de origem alemã é uma dança típica do Rio Grande do Sul. 


 Com os alunos 


Letícia do 1º ano A  
e
 Cláudio do 2º ano B

 O VANERÃO


ABERTURA DO SARAU EM HOMENAGEM AS MÃES


A Equipe Gestora, Professores, funcionários e alunos da "E.E.PROF. OLÍMPIO CAMARGO", se sentiram  honrados em recebê-los para este evento. Mais uma vez nossa equipe se mobiliza para a tradicional homenagem àquela que tem a capacidade de ouvir o silêncio, de adivinhar sentimentos, de encontrar a palavra certa nos momentos incertos.
Àquela que tem sabedoria emprestada dos deuses para nos proteger e amparar.Nossa homenagem é para vocês, mães.
Este ano, nosso terceiro sarau abordará o tema: “Cante lá... que eu canto cá”, explorando as cinco regiões do nosso Brasil através dos escritores Mario Quintana      (Sul); Carlos Drummond de Andrade ( Sudeste), Patativa do Assaré, Ariano Suassuna e Luíz Gonzaga( nordeste); Benedicto Monteiro( Norte) e Manuel de Barros ( Centro-oeste).

Ouvimos dizer por aí, que em cada canto do Brasil, existem pessoas que dedicam suas vidas, a representar seu povo de formas variadas. Alguns cantam sua terra, outros a declamam. Há os que prefiram dança-la, demonstrando o quão rica és. A essas pessoas damos o nome de artistas.



















AS ALUNAS JÉSSICA SERAFIM E JÉSSICA MOREIRA COMO APRESENTADORAS DESTA GRANDE FESTA.