quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Orientação geográfica e navegação com bússola

Na nossa escola, nossos professores proporcionam conhecimento aos alunos além das salas de aula. Nessa aula o professor de história Edmilson Galhote, aplicou a teoria em sala e levou o conhecimento em campo paro os alunos. A atividade proporcionou interatividade, trabalho em equipe, conhecimento cartográfico, habilidade em manusear a bússola além de deliciosas recompensas.


Os micro-organismos e a produção de alimentos.

Você sabia que os micro-organismos estão presentes na nossa alimentação?!

Isso mesmo há vario alimentos que sofrem alterações por conta da ação dos micro-organismos. Em umas das sua aulas a Professora Rosana Pistori demostrou para os seus alunos do 7º Ano "A" de nossa escola que esse experimento pode ser um pouco quanto delicioso.
O proposito da aula foi fazer com que eles entendam que a fermentação biológica é um processo realizado por micro-organismos e que tem como um dos reagentes carboidrato e como um dos produtos gás carbônico e que esse processo pode ser utilizado para produção de alimentos.

E para a demostração porque não fazer uma receita esfirra bem gostosa e que com a ajuda dos micro-organismo na fermentação fazer a massa crescer e ficar bem macia.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FAÇA VOCÊ TAMBÉM

Receita - Esfirra

Massa
  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico fresco;
  • 2 colheres (sopa) de açúcar refinado;
  • 2 xícaras (chá) de água morna;
  • 1 quilo de farinha de trigo;
  • 3 colheres (chá) de sal refinado
  • 1/2 xícara (chá) de óleo;
  • 3 ovos.
Recheio
  • 1 cebola média picada;
  • 500 gramas de carne bovina moída;
  • 2 colheres (chá) de hortelã picada;
  • 1 tomate picado;
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão;
  • 2 colheres (sopa) de azeitonas picadas;
  • 1 colher (chá) de sal.
Modo de preparo
  1. Misture o fermento biológico com o açúcar e a água.
  2. Adicione os demais ingredientes da massa e sove até ficar macia.
  3. Divida a massa em pequenas porções e faça bolinhas.
  4. Cubra as bolinhas de massa e deixe descansar por 20 minutos.
  5. Misture os ingredientes do recheio e reserve.
  6. Após os 20 minutos, abra as bolinhas de massa formando discos.
  7. Coloque no centro do disco uma colher (sopa) de recheio e feche formando um triângulo
  8. Coloque em uma assadeira untada com óleo e pincele com um ovo batido.
  9. Cubra as esfirras e deixe crescer até dobrar de volume.
  10. Leve ao forno baixo (180° C) preaquecido por aproximadamente 30 minutos.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Viu como uma aula pode ser gostosa?! É isso mesmo através de teorias aplicadas a pratica formamos fundamentos para melhor conhecimento de nossos alunos (:

Os micro-organismos estão em todos os lugares

A professora Rosana Pistori desenvolveu juntamente com os alunos do 7º ano "A" de nossa escola o experimento de desenvolver os meio de cultura em uma solução gelatinosa. Com isso leva o aluno a ver que os micro-organismos estão em praticamente todos os lugares de nosso ambiente e, consequentemente, estamos em contato com eles durante todo o tempo. A execução do experimento, além de fornecer resultados que servirão de base para futuras aulas, também contribui para o desenvolvimento de habilidades específicas da disciplina, como registrar e interpretar dados experimentais.

Sabia que você também pode fazer? [...]

Isso mesmo, abaixo vamos te passar a receitinha para que você experimente ser cientista por um dia ;)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Preparo do meio de cultura gelatinoso

Dissolva um pacote de gelatina incolor e um cubo de carne em duas xícaras de água quente previamente fervida. Em seguida adicione uma colher (sopa) de açúcar à mistura. Disponha o preparado ainda quente em placas Petri (podem ser substituidas por tampas de frascos de alimentos em conserva previamente fervidas ou por copinhos plásticos rasos e transparentes.) Tampe os meios de cultura com filme plásticos e guarde-os em local fresco e seco.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Feito a "casinha" dos nossos micro-organismos, vamos agora caça-los. Você pode com uma haste flexivei com algodão [cotonete (; ] esfregar em ambientes que queria testar (Ex: Maçaneta do banheiro, chão da casa, uma nota de dinheiro, etc.) e, em seguida, passá-la levemente sobre a superfície do meio de cultura.
Apos transferir o material para o meio de cultura, a haste de algodão deverá ser descartada e o recipiente deve ser bem fechado com filme plastico, identificado e guardado em algum local que não haja sol direto. Espere alguns dias até que os micro-organismo se proliferem para serem vistos a olho nu. 
Pronto sua experiencia está completa. Você percebeu que os micro-organismos realmente estão em todos os locais e por isso é sempre bom ter a cultura de higienização. 

Atenção
Não abra o plastico filme pois não se sabe o tipo de bactéria que cresceu nesse ambiente! Para o descarte tenha um balde com água sanitária, abra o recipiente e imediatamente o descarte no balde.







Campanha de vacinação contra HPV

Comunidade Leitora - PEF

Torneio - PEF