quarta-feira, 1 de abril de 2020

GEOGRAFIA 9 ANO A/B 01/04/2020


GEOGRAFIA 9 ANO A/B 01/04/2020 (2 AULAS PRESENCIAIS) LEIA OS TEXTOS E OBSERVE AS IMAGENS PARA RESPONDER AS ATIVIDADES.

Tema: Divisão do mundo: Oriente e Ocidente

Objetivo: Conhecer os critérios de divisão do mundo em Ocidente e Oriente e a analisar as consequências políticas, econômicas, sociais e culturas.

MURO DE BERLIM
Você já ouviu falar do Muro de Berlim?
Conhece os motivos que levaram à sua construção e as suas consequências?
Observe e analise a imagem e leia o texto para ampliar o seu repertório sobre o tema.



Foi como um susto — um susto que pegou boa parte do mundo desprevenida e durou 28 anos. Literalmente da noite para o dia, em 13 de agosto de 1961, um domingo, Berlim, a antiga capital prussiana e inominável capital nazista, se viu dividida por um muro. A cidade do Portal de Brandemburgo já estava fracionada desde o fim da Segunda Guerra Mundial em quatro áreas de influência criadas pelos aliados que bateram Hitler: Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética. Mas a convivência estava longe de ser pacífica. Mesmo assim, a circulação entre a Berlim Ocidental e sua parcela oriental era livre. Talvez até livre demais para o gosto soviético, já que desde o fim da guerra cerca de 3,5 milhões de alemães orientais migraram para a Alemanha capitalista. Então, os comunistas da República Democrática Alemã levantaram um muro — na verdade, eles levantaram “O Muro”, aquele exemplo de concreto e arame farpado que dava materialização à Cortina de Ferro e à Guerra Fria.[...] Por quase três décadas, o Muro de Berlim separou uma cidade, a Europa, famílias inteiras e ideologias. E rendeu pelo menos duas frases fortes em discursos de presidentes americanos. A primeira, “Ich bin ein Berliner” (“Eu sou um berlinense”), dita por John Kennedy em 26 de junho de 1963 em Berlim Ocidental. Vinte e quatro anos depois, na mesma cidade, foi a vez de Ronald Reagan conclamar ao secretário geral do Partido Comunista da União Soviética Mikhail Gorbachev: “Mr. Gorbachev, tear down this wall” (“Senhor Gorbachev, ponha esse muro abaixo”). Dois anos depois, ele caiu, graças aos distúrbios libertários que pipocavam na parte oriental da Cortina de Ferro e por muita inépcia dos alemães orientais. Em 9 de novembro de 1989, depois de muitos distúrbios, o governo comunista alemão resolveu abrir as fronteiras para a Alemanha Ocidental. Em uma transmissão ao vivo pela TV, Günther Schabowski, membro do Politburo alemão, deu a notícia tão aguardada. “Quando?”, perguntou um jornalista. Sem saber exatamente o que dizer, ele respondeu de supetão: “Imediatamente”. Foi a senha para uma multidão se dirigir para o muro, tomá-lo de assalto, escalá-lo e avançar por aquela barreira que dividia irmãos. A fronteira abriu às 23h, primeiro no posto de Bornholmer Strasse e mais tarde em todas as outras. E o resto é história. Fonte: Jornal da USP. Um susto de concreto que durou 28 anos (publicado em 08/11/2019, texto de Marcello Rollemberg). Disponível em: <https://jornal.usp.br/cultura/um-susto-de-concreto-que-durou-28-anos/>. Acesso em: 16 nov. 2019.
Foto de Memorial Do Muro De Berlim E Topografia Do Museu Do Terror ...
https://www.istockphoto.com/br/foto/memorial-do-muro-de-berlim-e-topografia-do-museu-do-terror-alemanha-gm1160507712-317670277


ATIVIDADE 1:
Com base nos seus conhecimentos sobre o tema, informações extraídas da imagem e do texto, responda às questões propostas:

1. No dia 13 de agosto de 1961, o então presidente do lado oriental da Alemanha, Walter Ulbricht, ordenou às tropas do exército que construíssem uma barreira impedindo a passagem de qualquer civil. Quais impactos essa decisão provocou na vida das pessoas?
2. Qual o significado da expressão Cortina de Ferro?
3.  Explique qual foi o critério estabelecido para dividir a Alemanha em Ocidental e Oriental.

Atividade 2: PESQUISA: A DISPUTA ENTRE AS GRANDES POTÊNCIAS NO SÉCULO XX.
A divisão do mundo entre Ocidente e Oriente remonta ao império Romano. No entanto, desse período até os dias de hoje, essa forma de regionalização ganhou diferentes dimensões. Após a Segunda Guerra Mundial, principalmente na Europa, a denominação Ocidente e Oriente recebeu conotação geopolítica, sendo utilizada na divisão dos países entre dois sistemas sociais, políticos e econômicos: o capitalista (ocidente), com países alinhados aos Estados Unidos da América, e o socialista (oriente), com países alinhados à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Pesquise as respectivas características de cada sistema – CAPITALISMO E SOCIALISMO.



Nenhum comentário:

Postar um comentário