terça-feira, 24 de março de 2020

HISTÓRIA 6 ANO A/B 24/03/2020

6 ANO A/B HISTÓRIA 24/03/2020

AULA 1 - 1 AULA PRESENCIAL - Leia os textos e responda as questões em seu caderno, anote o que estiver em vermelho.

Tema: Introdução ao estudo de História
Objetivo: Conceituar a história como a ciência que estuda as ações humanas no tempo.

Habilidade: EF06HI01 Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

Leia os textos e responda as questões em seu caderno.

     O que é História? Existem diferentes definições, mas uma das mais aceitas é que a História é uma ciência que busca fornecer explicações sobre as origens das sociedades humanas do presente e do passado e sobre as transformações pelas quais essas sociedades passaram ao longo do tempo.
     Estudar os acontecimentos do passado nos ajuda a compreender como era a vida das pessoas que vieram antes de nós e a perceber quais costumes e práticas do modo de vida delas mudaram e quais permanecem.
Estudar o passado sugere uma abertura a outros seres humanos e nos obriga a transportar-nos a outros tempos, a conhecer lugares nuca vistos, a familiarizar-nos com condições de vida diferentes das atuais. Resumindo, o ofício do historiador exige uma curiosidade voltada para o conhecimento do outro, uma disposição para o encontro do inesperado, uma abertura ao que é diferente e uma prática de tolerância.
     A história busca compreender as diversas maneiras como homens e mulheres viveram e pensaram suas vidas e a de suas sociedades, através do tempo e do espaço. Ela permite que as experiências sociais sejam vistas como um constante processo de transformação; um processo que assume formas muito diferenciadas e que é produto das ações dos próprios homens. [...] Por isso, a história ensina a ter respeito pela diferença, contribuindo para o entendimento do mundo em que vivemos e também do mundo em que gostaríamos de viver. 

O trabalho do historiador

   O historiador estuda o passado a partir de perguntas e dúvidas que surgem no presente. Suponhamos, por exemplo, que um historiador deseje compreender por que existem mais afrodescendentes no Sudeste e no Nordeste do Brasil do que na Região Sul. Para obter uma resposta, ele terá de investigar o tráfico de africanos escravizados para o Brasil e as atividades econômicas em que eles trabalhavam.
      A pergunta que o historiador procurará responder pode estar relacionada a um passado recente ou a um passado bem distante. Ele pode, por exemplo, procurar saber como o futebol chegou ao Brasil, uma história que tem pouco mais de cem anos. Mas, se a intenção é saber como e onde surgiu a democracia, o cristianismo ou a produção de papel, o historiador terá de investigar um passado muito longínquo, de mais de 2 mil anos.
     E como é possível para o historiador investigar um passado que não existe mais? Se você refletir sobre isso, vai concluir que as pessoas, ao longo da vida, deixam vestígios do que fizeram e pensaram. Tiram fotografia, escrevem cartas, leem livros, ouvem músicas, fabricam ou compram vários tipos de objetos, pintam telas, constroem edifícios e fazem muitas outras coisas que podem perdurar por milhares de anos.
   Quando são utilizadas pelo historiador em suas pesquisas, essas marcas deixadas pelas pessoas recebem o nome de fontes históricas. Elas podem ser classificadas em fontes históricas materiais (documentos escritos de vários tipos, livros, fotografias, roupas, cartas, pinturas, monumentos, etc.) e fontes históricas imateriais (memórias, músicas, lendas, línguas, crenças, etc.). Para chegar a qualquer conclusão em seus estudos, os historiadores precisam examinar várias fontes diferentes.



QUESTÕES
1.    Qual a importância de se estudar os acontecimentos do passado?
2.   Como o historiador analisa as fontes históricas e interpreta os acontecimentos?
3. Como é possível para o historiador investigar um passado que não existe mais?




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