sexta-feira, 27 de março de 2020

HISTÓRIA 8 ANO 27/03/2020

HISTÓRIA 8 ANO - Anote as informações em vermelho em seu caderno e responda as questões ou no caderno ou nos links das atividades, quando houver.

AULA 1 - 27/03/2020 (2 aulas presenciais)

TEMA: As revoluções na Inglaterra (parte I)
Objetivo: Compreender como o poder absoluto dos monarcas chegou ao fim na Inglaterra.

Habilidade: EF08HI02 Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.

Observe as imagens, assista aos vídeos e leia os textos atentamente para responder às questões: 

Antes de tudo, acesse o site abaixo e observe a árvore genealógica da família real britânica ao fim da notícia.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/01/19/principe-harry-lamenta-deixar-funcoes-na-familia-real-infelizmente-nao-foi-possivel.ghtml


Os monarcas absolutistas

     O governante mais emblemático do absolutismo inglês foi o rei Henrique VIII, que rompeu com a Igreja Católica e fundou a Igreja Anglicana. Ele fazia parte da dinastia Tudor, cujos monarcas governaram a Inglaterra entre 1485 e 1603.
Foto do rotundo monarca em sua maturidade
Henrique VIII
     Após se tornar chefe supremo da Igreja da Inglaterra, em 1534, Henrique VIII confiscou as terras e os bens da Igreja católica. As terras confiscadas foram doadas ou vendidas, resultando no aumento dos recursos financeiros da Coroa e, ao mesmo tempo, da quantidade de terras disponíveis para a agricultura e para a criação de animais. Os novos proprietários dessas terras eram, principalmente, membros da pequena nobreza (conhecida como gentry), que pretendiam ampliar a produção, direcionando-a aos mercados internos e externos.

Retrato de Elizabeth I, por Marcus Gheeraerts
Elizabeth I
     Durante o governo de Elizabeth I, filha de Henrique VIII, os ingleses conquistaram importantes colônias ultramarinas na América e na África, das quais obtinham, respectivamente, algodão e azeite. Esses continentes eram os principais consumidores dos produtos manufaturados ingleses, sobretudo tecidos. Além disso, as embarcações inglesas intermediavam parte do tráfico de escravizados que ligava o continente africano à América, gerando lucros para os comerciantes britânicos.

QUESTÕES 

1. Porque Henrique VIII, é considerado um dos mais importantes reis absolutistas da Inglaterra?
2. Quais foram as principais medidas tomadas por Henrique VIII, durante seu governo?
3. Qual a importância das conquistas ultramarinas, durante o governo de Elizabeth I para os comerciantes ingleses

A Revolução Puritana

     Elizabeth I não deixou herdeiros, e o trono foi entregue aos Stuart, que governavam a Escócia. Nos reinados de Jaime I e Carlos I, os conflitos entre a monarquia e as classes emergentes (burguesia e pequena nobreza) se intensificaram.
      O ponto crucial dos conflitos era a situação financeira da Coroa. Com a expansão econômica, os preços subiam e a burguesia prosperava rapidamente; no entanto, os rendimentos da Coroa e da alta nobreza mantinham-se estagnados e defasados em relação às novas necessidades. A Coroa precisava ampliar seus recursos, mas só o Parlamento podia autorizar a cobrança de impostos.
    Jaime I, sem a autorização do Parlamento, iniciou a cobrança de impostos e uma série de perseguições a católicos e calvinistas com o intuito de fortalecer a Igreja anglicana, da qual era o chefe supremo. Essa política mostrou-se desastrosa: o Parlamento posicionou-se contra o seu governo, e a intolerância religiosa desagradou principalmente aos burgueses e às camadas mais baixas da sociedade.
      Carlos I, seu filho, deu prosseguimento à política do pai, que aumentou os conflitos entre o poder real e os membros do parlamento. Assim, a oposição à política do rei se organizou e se expandiu.
      Os membros do Parlamento exigiam mudanças na sociedade, no Estado e nas leis. Porém, Carlos I se recusou a atender a essas reivindicações e, em 1642, iniciou-se uma guerra civil, que ficou conhecida como Revolução Puritana.
      Durante a guerra, a população inglesa dividiu-se em dois grupos opostos:

- O grupo dos realistas, formado por cavaleiros que apoiavam o rei; eram grandes proprietários de terras e altos membros da Igreja anglicana;

- O grupo dos parlamentares, que comandou a guerra contra o rei e estava dividido em duas facções: a dos puritanos (integrantes da pequena nobreza, burgueses e camponeses, favoráveis à forma republicana de governo e conhecidos como cabeças-redondas) e a dos presbiterianos (membros da aristocracia e da grande burguesia mercantil, adeptos da monarquia constitucional).

QUESTÕES

4. Pesquisa o significado das palavras em vermelho nos dois textos.
5. Quais foram os motivos dos conflitos entre a Monarquia Inglesa e o Parlamento? Explique-os.

Para aprofundar o seu conhecimento assista aos vídeos abaixo:

- Elizabeth I, a Rainha Virgem: https://www.youtube.com/watch?v=Af8dEsOT2WI

- Elizabeth: A Era de Ouro - Trailer Legendado: https://www.youtube.com/watch?v=HegxXqPuUxA

-Elizabeth I (1533-1603) Queen of England (é preciso traduzir esse vídeo): https://www.youtube.com/watch?v=dfgeLdXA87I

Fonte das imagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário