sexta-feira, 27 de março de 2020

HISTÓRIA 7 ANO 27/03/2020

HISTÓRIA 7 ANO 27/03/2020

AULA 2 (2 AULAS PRESENCIAIS) - LEIA OS TEXTOS, ANOTE AS INFORMAÇÕES EM VERMELHO NO SEU CADERNO E RESPONDA AS ATIVIDADES.

TEMA: O império do Mali
Objetivo: Compreender a historicidade do Império do Mali dentro da História da África.

Habilidade: EF07HI03 Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.

O Império do Mali

Império do Mali no continente africano.
     Entre os séculos XIII e XVI, na mesma região em que se desenvolveu o Reino de Gana, floresceu um império mais rico e poderoso: o Império do Mali, que era habitado por vários povos. Os mandingas, ou malinquês, eram o grupo principal e falavam a mesma língua do povo de Gana. Além disso, também adotaram a cultura e a religião do islã.
     Os governantes do Mali recebiam o título de mansa, que significa rei dos reis. Segundo cronistas árabes, Sundiata Keita foi um dos mansas mais famosos. No século XIII, fundou o reino e centralizou diversos grupos malinquês sob seu poder. Outro importante governante foi Mansa Musa, que organizou o império em províncias, estreitou os laços com o Egito e ampliou a extensão do reino. Mansa Musa também fez uma peregrinação a Meca, em 1324, carregando, pelo deserto, ouro e presentes. Sua viagem foi relatada no Atlas catalão de Abraham Cresques, publicado em 1375.
     O comércio, o controle das rotas transaarianas e a cobrança de taxas sobre produtos como ouro, sal, escravos, marfim e noz-de-cola eram fundamentais para a manutenção do Estado, da corte e do mansa. Com as taxas cobradas, o imperador obtinha cavalos para o exército e comprava tecidos e artigos de luxo como forma de demonstrar seu poder.
Profissão História: O Império Mali
Construção Malinquês
     A população em geral não era favorecida pela riqueza do comércio transaariano, exceto pelo sal, indispensável na sua alimentação. Os súditos viviam em vilarejos, habitando casebres feitos de barro. Cultivavam milhete, sorgo, inhame, algodão e feijão, criavam animais, como bois, camelos e cabras, pescavam, teciam e produziam objetos artesanais, como cestas e potes.






ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:

ATIVIDADE
- A partir da leitura do texto e de assistir ao vídeo responda as questões abaixo

1. Quais povos habitavam o império do Mali?
2.  Qual é o significado da palavra Mansa?
3. Qual a importância do comércio caravaneiro para a manutenção do estado malês
4. Quais plantas comestíveis eram cultivadas pela população mais simples do império do Mali?


ATIVIDADE AVALIATIVA - ACESSE O LINK ABAIXO E RESPONDA AS 3 QUESTÕES.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdmlS5JmCcPGVSXj1t7qdfeBksLWF8pEhFTq0NTCs2dsJvQDQ/viewform?usp=sf_link


Fontes das imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário