AULA 2 - (2 aulas presenciais)
TEMA: A EXPANSÃO IMPERIALISTA NA
ÁFRICA
OBJETIVO: Identificar como a Partilha
da África contribuiu para a divisão territorial do continente.
A expansão imperialista na África
Até meados do século XIX, a presença dos europeus no continente africano se limitava a algumas feitorias e colônias no litoral. O restante do continente encontrava-se sob o poder das próprias sociedades africanas, governadas por reis, imperadores ou conselhos de anciões.
Esse cenário mudaria no final do século XIX, quando quase todo o continente africano (à exceção da Etiópia e da Libéria) passaria às mãos das potências europeias como parte do processo de expansão imperialista.
A definição das regras para a partilha da África entre as potências europeias aconteceu entre os anos de 1884 e 1885, em Berlim, onde se reuniram representantes de Grã-Bretanha, Alemanha, França, Portugal, Bélgica e outros países.
O domínio colonial dos países europeus sobre as populações locais africanas era, na maior parte dos casos, extremamente violento. Os colonizadores estabeleceram um sistema de confisco das terras férteis dos africanos e utilizaram a mão de obra nativa na agricultura, no extrativismo e na construção de obras que facilitassem o escoamento dos produtos até o litoral, para serem embarcados para a Europa.
De maneira geral, duas políticas coloniais foram aplicadas no continente africano: de assimilação e de diferenciação. A primeira, adotada pelos impérios português, francês e belga, baseava-se no ensino da língua da metrópole nas escolas das diversas localidades africanas, bem como da religião e da moral cristã e do modo de vida europeu, com o objetivo de criar, entre os nativos, uma elite de colaboradores locais. A política de diferenciação foi aplicada pelos impérios britânico e alemão, e, por meio dela, os colonizadores recorriam a lideranças locais para cuidar da administração colonial, aproveitando as disputas internas e as estruturas de poder que já existiam no continente africano. Essas lideranças se tornavam representantes dos colonizadores e defendiam seus interesses nas áreas dominadas.
Após a leitura do texto A expansão imperialista na África, responda as questões abaixo em seu caderno.
1. Identifique no texto o modo de vida dos africanos antes e depois da colonização
europeia.
2. Explique quais foram as formas de colonização europeia no continente africano.
Colonização Belga na África
O texto e a imagem a seguir tratam da região do Congo que foi colonizada pelo governo belga. Leia o texto, observe a imagem e realize as atividades a seguir em seu caderno:Leopoldo II conseguiu inventar o "Estado Independente do Congo", abrangendo uma área imensa da bacia do rio Congo que, na verdade, não passou de um imenso território para sua exploração comercial exclusiva [...]. Protegido pelo manto sagrado da missão altruísta e civilizadora de [...] levar a luz da civilização europeia às trevas da barbárie africana, Leopoldo II estendeu seu domínio na região. [...] o ambicionado marfim [...] fluiu primeiro como um riacho, depois como uma torrente caudalosa para a Europa e outros mercados consumidores enriquecendo os exploradores e comerciantes do produto, transformando Leopoldo II numa das pessoas mais ricas da última década do século XIX.
A borracha já era conhecida e utilizada em pequena escala desde o começo [do século XIX], mas foi com a invenção do pneumático pelo veterinário irlandês Charles Dunlop que o produto conquistou a condição de matéria-prima de alto valor [...]. A região do rio Congo se transformou em grande fornecedora de borracha de exploração natural, a maior, na virada do século, antes da exploração de plantas cultivadas. E a companhia do "Rei do Congo", Leopoldo II, sua grande beneficiária.
- Segundo o texto, além da borracha, que outra riqueza natural era explorada pelos belgas na região da Bacia do Rio Congo?
- Com base no texto, explique de que maneira a exploração da borracha pode ser relacionada com o contexto da expansão da indústria no século XIX.
- Ao observar a ilustração, responda: a) o que a imagem pode nos dizer a respeito do cotidiano dos trabalhadores explorados no Congo sob o domínio do rei Leopoldo II? b) De quem seria a "cabeça" representada na serpente de borracha que envolve o trabalhador?
ATIVIDADE AVALIATIVA - RESPONDA O LINK ABAIXO.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZ7VjrtbEKAWsmRiYr7D2vLwboOAwniruKnCxMk0JtcvGYxA/viewform?usp=sf_link
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