terça-feira, 24 de março de 2020

GEOGRAFIA 6 ANO A/B 25/03/2020


Tema: Os povos e as transformações na paisagem -  2 aulas 

(25/03/2020) - LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES

EM SEU CADERNO DE GEOGRAFIA

Habilidade: (EF06GE02) Analisar e comparar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedades, com destaque para os povos originários e comunidades tradicionais em diferentes lugares.

Objetivo: Reconhecer as práticas culturais de um povo e a sua relação com as transformações na paisagem.

Para compreender a respeito da produção e das modificações das paisagens, vamos conhecer  diferentes sociedades, com destaque para povos e comunidades tradicionais do Brasil que ajudaram e ajudam na transformação das diferentes paisagens brasileiras.

Leitura e análise de texto “A arte e o trabalho nas margens do Rio São Francisco”

Nas cidades de Juazeiro (BA) E Petrolina (PE), separadas pelo Rio São Francisco, peças artesanais conhecidas como carrancas expressam a história e a identidade de parte da população.
As carrancas são esculturas talhadas em madeira e têm como principal característica a fisionomia que mistura traços humanos e animais. As primeiras carrancas, surgidas no final do século XIX, adornavam a proa (parte dianteira) das embarcações que percorriam o Rio São Francisco. Há pelo menos duas versões para a origem dessas cabeças esculpidas. A primeira sugere que eram utilizadas como elementos decorativos para chamar a atenção da população para os barcos que se aproximavam trazendo mercadorias. A segunda versão afirma que sua função era proteger as embarcações dos perigos e dos maus espíritos dos rios, que supostamente tombavam canoas e navios.
Pode-se identificar a influência das culturas europeia, indígena e africana na construção das carrancas. A crença de proteção atribuída pelos navegantes a esse artefato pode ser relacionada à influência dos cristãos portugueses. Elementos africanos e indígenas podem ser percebidos na fisionomia das cabeças: cores fortes, como vermelho e preto, são muito utilizadas no artesanato de origem africana, e os cabelos lisos, longos e escuros se aproximam das características físicas dos indígenas brasileiros. A ideia da presença de espíritos malignos nas águas do rio também é um traço marcante nos mitos indígenas.
Hoje, as carrancas permanecem na cultura popular sob forma de objetos artísticos de decoração. O artesanato é uma das fontes de renda da população e um modo de preservar a identidade (Texto extraído: Projeto Araribá – Geografia, Organizadora Editora Moderna; Obra Coletiva. Editor responsável Cesar Bumini Dellori – 1.Ed. – São Paulo: Moderna; 2018 Godoy, Leandro Pereira de Ciências e Universo: Ensino Fundamental: anos finais – 1. Ed. – São Paulo: FTD, 2018).



Resultado de imagem para CARRANCA GUARDA HISTORIA
Carranca guarda história ribeirinha
hotelgranderio.hoteislazar.com.br – Acesso 19/03/2020.
Resultado de imagem para CARRANCA PORTO DE GALINHA
Carranca, Porto de Galinhas, em Ipojuca, Pernambuco - https://www.flickr.com/photos/mcdemoura/2978041281 - Acesso 19/03/2020.
     
Após a leitura do texto e das imagens, responda as seguintes questões:
1. Que elementos naturais e culturais contribuíram para a origem das carrancas? Como elas marcaram a identidade dos lugares onde foram criadas?   
2. Atualmente, qual é a importância das carrancas para as comunidades que as produzem?3. Tente se lembrar de algum tipo de artesanato que você já tenha visto. Indique o lugar de origem dessa peça artesanal e reflita sobre possíveis aspectos culturais envolvidos no seu processo de produção.

Assistir o vídeo para ajudar nos estudos e refletir sobre os povos e as transformações na paisagem

Vídeo: Os Índigenas – Raízes do Brasil https://www.youtube.com/watch?v=cQkA5PDow2s – Acesso: 23/03/2020.
Após assistir o vídeo, responda as seguintes questões:
1    1.Quem foram os primeiros habitantes do Brasil? 
      2. Quais eram os costumes dos primeiros habitantes do Brasil, de acordo com o vídeo? 
      3. Quais as contribuições que os primeiros habitantes do Brasil deram para a modificação da paisagem brasileira?



Bons estudos!!














Um comentário: