terça-feira, 24 de março de 2020

GEOGRAFIA 8 ANO 25/03/2020


Tema: Aspectos demográficos – 2 aulas (25/03/2020)

Habilidade: (EF08GE25*) Descrever e distinguir os conceitos da demografia e analisar a aproximação com a Geografia das Populações na análise dos processos populacionais.

Objetivo: Conhecer os conceitos dos aspectos demográficos que ajudam a estudar a população.


A demografia – ou Geografia da População – é a área da ciência que se preocupa em estudar as dinâmicas e os processos populacionais. Para entender, por exemplo, a lógica atual da população brasileira é necessário, primeiramente, entender alguns conceitos básicos desse ramo do conhecimento.
População absoluta: é o índice geral da população de um determinado local, seja de um país, estado, cidade ou região. Exemplo: a população absoluta do Brasil está estimada em 180 milhões de habitantes.
Densidade demográfica: é a taxa que mede o número de pessoas em determinado espaço, geralmente medida em habitantes por quilômetro quadrado (hab/km²). Também é chamada de população relativa.
Superpovoamento ou superpopulação: é quando o quantitativo populacional é maior do que os recursos sociais e econômicos existentes para a sua manutenção.
Qual a diferença entre um local, populoso, densamente povoado e superpovoado?
Um local densamente povoado é um local com muitos habitantes por metro quadrado, enquanto que um local populoso é um local com uma população muito grande em termos absolutos e um lugar superpovoado é caracterizado por não ter recursos suficientes para abastecer toda a sua população. 
Exemplo: o Brasil é populoso, porém não é densamente povoado. O Bangladesh não é populoso, porém superpovoado. O Japão é um país populoso, densamente povoado e não é superpovoado.
Taxa de natalidade: é o número de nascimentos que acontecem em uma determinada área.
Taxa de fecundidade: é o número de nascimentos bem sucedidos menos o número de óbitos em nascimentos.
Taxa de mortalidade: é o número de óbitos ocorridos em um determinado local.
Crescimento natural ou vegetativo: é o crescimento populacional de uma localidade medido a partir da diminuição da taxa de natalidade pela taxa de mortalidade.
Crescimento migratório: é a taxa de crescimento de um local medido a partir da diminuição da taxa de imigração (pessoas que chegam) pela taxa de emigração (pessoas que se mudam).
Crescimento populacional ou demográfico: é a taxa de crescimento populacional calculada a partir da soma entre o crescimento natural e o crescimento migratório.
Migração pendular: aquela realizada diariamente no cotidiano da população. Exemplo: ir ao trabalho e voltar.
Migração sazonal: aquela que ocorre durante um determinado período, mas que também é temporária. Exemplo: viagem de férias.
Êxodo rural: migração em massa da população do campo para a cidade durante um determinado período. Lembre-se que uma migração esporádica de campo para a cidade não é êxodo rural. (Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/conceitos-demograficos.htm - Acesso: 23/03/2020).

            Sugestão de vídeo para ajudar no desenvolvimento da atividade:

ATIVIDADE 1: Após a leitura do texto e assistir o vídeo, responda as questões:
1.      O que significa População Absoluta?
2.      O que é População Relativa?
3.      O que significa Demografia?
4.      O que é a taxa de natalidade?
5.      O que significa taxa de mortalidade?
6.      O que é Densidade demográfica?
7.      O que é Pirâmide Etária?
8.      De acordo com o vídeo, quais são os fatores para diminuir a taxa de natalidade? E a taxa de fecundidade?

ATIVIDADE 2: LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO: CONCEITOS DEMOGRÁFICOS
Realize uma leitura atenta dos textos a seguir, grifando as palavras, termos e/ou expressões, a fim de apontar e distinguir os principais conceitos demográficos.

Texto 1 – “OMS: expectativa de vida sobe 5 anos de 2000 a 2015 no mundo, mas desigualdades persistem” “Entre 2000 e 2015, a expectativa de vida aumentou cinco anos globalmente, evolução mais rápida desde a década de 1960. O indicador havia tido forte declínio nos anos 1990, afetado pela queda da expectativa de vida na África devido à epidemia de AIDS, e na Europa Oriental após o colapso da União Soviética.” Fonte: Organização das Nações Unidas – Brasil. Publicado em: 24 maio 2016. Disponível em: <https:// nacoesunidas.org/oms-expectativa-de-vida-sobe-5-anos-de-2000-a-2015-no-mundo-mas-desigualdadespersistem/>. Acesso em: 10 set. 2019.

Texto 2 – “Apesar de baixa fertilidade, mundo terá 9,8 bilhões de pessoas em 2050” “Com quase 83 milhões de pessoas que a população mundial aumenta a cada ano, espera-se que a tendência ascendente em tamanho da população continue, inclusive supondo que as taxas de fertilidade continuarão diminuindo”, afirmaram os autores do relatório produzido pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU.” Fonte: Organização das Nações Unidas – Brasil. Publicado em: 22 jun. 2017. Disponível em: <https://nacoesunidas. org/apesar-de-baixa-fertilidade-mundo-tera-98-bilhoes-de-pessoas-em-2050/>. Acesso em: 10 set. 2019.

Texto 3 – “Taxa de mortalidade entre latino-americanas cai 50%, diz Banco Mundial” “Expectativa de vida da população feminina e de crianças aumentou nos últimos 40 anos, mas a taxa de mortalidade de garotos entre 15 e 19 anos subiu”. Fonte: Organização das Nações Unidas – News. Publicado em: 4 set. 2013. Disponível em: <https://news.un.org/ pt/story/2013/09/1448521-taxa-de-mortalidade-entre-latino-americanas-cai-50-diz-banco-mundial>. Acesso em: 10 set. 2019.

ATIVIDADE 3: Para avançar neste estudo, pesquise outros conceitos demográficos e exemplos da sua influência na dinâmica populacional.





Bons estudos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário