AULA 1 - 2 AULAS PRESENCIAIS 24/03/2020
Anotem as informações em vermelho e responda as questões em seu caderno. Assim que possível, algumas atividades serão feitas de forma online.
Tema: Os reinos de Sahel
Objetivo: Compreender a historicidade do Reino de Gana e reconhecer a influência do islã na região do Sahel.
Habilidade: Identificar aspectos e processos específicos das sociedades africanas e americanas antes da chegada dos europeus, com destaque para as formas de organização social e o desenvolvimento de saberes e técnicas.
Leia os textos a seguir e responda as questões em seu caderno.
Os reinos de Sahel
De origem árabe, a palavra sahel significa "margem" ou "borda. O Sahel é uma extensa faixa de terra situada imediatamente ao sul do deserto do Saara e habitada por diferentes povos pastores e comerciantes.
Entre os séculos VIII e XVI, desenvolveram-se na região diversos reinos e cidades mercantis, como o Reino de Gana, o Império do Mali e as cidades de Djenné e Timbuctu. Esses reinos e cidades integravam as rotas de comércio a longa distância e constituíam grandes mercados de distribuição de produtos que cruzavam o deserto do Saara de norte a sul. Por isso, essas rotas são chamadas de transaarianas.
Mercadores, principalmente árabes, vindos do norte da África, levavam sal e cobre aos mercados das sociedades sahelianas, onde adquiriam ouro, marfim, peles, pessoas escravizadas e outros artigos.
Os rios Senegal, Gâmbia e Níger eram muito importantes para os povos que viviam na região do Sahel, pois suas cheias fertilizavam áreas onde eram cultivados diversos produtos. Além disso, esses rios eram utilizados para a pesca e o transporte de mercadorias e pessoas.
Questões
1. Quais foram os principais reinos da região do Sahel?
2. Qual era a atividade econômica dos povos dessa região? Descreva.
3. Que outras civilizações utilizaram rios para se desenvolver?
O reino de Gana: a terra do ouro
Os comerciantes de Gana trocavam o ouro principalmente por sal, que era extraído das salinas do deserto do Saara e utilizado tanto como moeda nas transações comerciais quanto para a alimentação e conservação dos alimentos. Estudos arqueológicos indicam que o comércio do ouro existia pelo menos desde o século III e envolvia outros produtos, como goma, sorgo, milhete, âmbar, peles, penas e marfim.
O centro comercial do reino era a cidade de Koumbi Saleh, que apresentava características urbanas desde o século IX e atingiu seu esplendor por volta dos séculos XII e XIII. A cidade chegou a abrigar uma população de 20 mil pessoas e pode ter sido uma das capitais do Reino de Gana.
Questões
4. Pesquise o significado das palavras em vermelho.
5. Por que Gana ficou conhecida por ser a terra do ouro?
A presença do Islã em Gana
A religião e a cultura islâmicas contribuíram para fortalecer o poder real e aglutinar diferentes povos sob o domínio do Reino de Gana, como tuaregues, malinqués, fulas, tuculores e soninquês. Com isso, o islã transformou-se em uma religião de Estado, ainda que o próprio gana não tenha se convertido e muitas crenças e rituais tradicionais tenham se mantido na região.
6. Explique quais foram as mudanças que a religião islâmica trouxe para os povos do Sahel?
Nenhum comentário:
Postar um comentário