segunda-feira, 30 de março de 2020

GEOGRAFIA 7 ANO 30/03/2020


GEOGRAFIA 7 ANO 30/03/2020 (2 AULAS PRESENCIAIS) LEIA OS TEXTOS E OBSERVE AS IMAGENS PARA RESPONDER AS ATIVIDADES.

Tema: Regionalização do Brasil 

Habilidade: (EF07GE15) Analisar as divisões regionais do IBGE e outras propostas de regionalização.

Objetivo: Conhecer a organização do território brasileiro em regiões.

A partir desta aula, vocês irão estudar, por que a organização do território brasileiro em regiões pode ajudar a organizar as atividades econômicas e sociais.

O QUE É REGIÃO
É uma grande extensão de terreno. É um território que, pelo clima, solo, vegetação, produção econômica e outras características próprias, se diferenciam dos territórios próximos. É uma área delimitada, demarcada, estabelecida.
O QUE É REGIONALIZAR
 É dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes.

O território do Brasil já passou por diversas divisões regionais. A primeira proposta de regionalização foi realizada em 1913 e depois dela outras propostas surgiram, tentando adaptar a divisão regional às características econômicas, culturais, físicas e sociais dos estados. A regionalização atual é de 1970, adaptada em 1990, em razão das alterações da Constituição de 1988. O órgão responsável pela divisão regional do Brasil é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Veja o processo brasileiro de regionalização:
Divisão Regional Brasileira - Brasil Escola
A primeira proposta de divisão regional do Brasil surgiu em 1913, para ser utilizada no ensino de geografia. Os critérios utilizados para esse processo foram apenas aspectos físicos – clima, vegetação e relevo. Dividia o país em cinco regiões: Setentrional, Norte Oriental, Oriental, Meridional.














1940
           Em 1940, o IBGE elaborou uma nova proposta de divisão para o país que, além dos aspectos físicos, levou em consideração aspectos socioeconômicos. A região Norte era composta pelos estados de Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí e o território do Acre. Goiás e Mato Grosso formavam com Minas Gerais a região Centro. Bahia, Sergipe e Espírito Santo formavam a região Leste. O Nordeste era composto por Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro pertenciam à região Sul.
Divisão Regional Brasileira - Brasil Escola

1946
Conforme a divisão regional de 1946, o Brasil possuía sete regiões: Norte, Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Centro-Oeste, Leste Setentrional, Leste Meridional e Sul. Na porção norte do Amazonas foi criado o território de Rio Branco, atual estado de Roraima; no norte do Pará foi criado o estado do Amapá. Mato Grosso perdeu uma porção a noroeste (batizado como território de Guaporé) e outra ao sul (chamado território de Ponta Porã). No Sul, Paraná e Santa Catariana foram cortados a oeste e o território de Iguaçu foi criado.

1950
           Os territórios de Ponta Porã e Iguaçu foram extintos e os estados do Maranhão e do Piauí passaram a integrar a região Nordeste. Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro formavam a região Leste. Em 1960, Brasília foi criada e o Distrito Federal, capital do país, foi transferido do Sudeste para o Centro-Oeste. Em 1962, o Acre tornou-se estado autônomo e o território de Rio Branco ganhou o nome de Roraima.
1970
            Em 1970, o Brasil ganhou o desenho regional atual. Nasceu o Sudeste, com São Paulo e Rio de Janeiro sendo agrupados a Minas Gerais e Espírito Santo. O Nordeste recebeu Bahia e Sergipe. Todo o território de Goiás, ainda não dividido, pertencia ao Centro-Oeste. Mato Grosso foi dividido alguns anos depois, dando origem ao estado de Mato Grosso do Sul.

O Brasil é dividido em Estados e Regiões. A regionalização, proposta em 1969, foi elaborada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e sua implantação efetiva vigorou a partir de 1° de janeiro de 1970. Para consolidar a divisão do país, o IBGE tomou como base os aspectos naturais, embora tenha levado em conta os fatores humanos ao formar o Sudeste. Foram criadas as seguintes regiões:

Região Centro-Oeste: Constituída por Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, totaliza uma área de 1.604 852 km2 que abriga aproximadamente 14 milhões de pessoas.

Região Nordeste: a região caracterizada pela seca ocupa uma área de 1.556.001 km2, onde vivem aproximadamente 53 milhões de pessoas. É composta pelos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Região Norte: Formada pelos estados do Acre, Tocantins, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará e Amapá. O território é constituído por uma área de 3.851 560 km2, ocupada por aproximadamente 15,8 milhões de pessoas.

Região Sudeste: Região onde vivem cerca de 80,3 milhões de habitantes distribuídos em uma área de 927. 286 km2. O Sudeste é constituído por quatro estados, são eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Região Sul: Ocupa uma extensão territorial de 575. 316 km2, onde se encontram distribuídos cerca de 27,3 milhões de habitantes. A menor das regiões brasileiras é formada pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No país não existem estados que integram duas regiões simultaneamente (Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/divisao-regional-brasileira.htm - Acesso 28/03/2020).

Após a leitura e análise do texto e dos mapas, responder as seguintes questões:

          1.    Quais as principais diferenças entre as divisões regionais do Brasil de 1946 e 1970?

          2.    Por que dividir o Brasil em regiões podem ajudar a organizar o país?
          
          3. Pesquise qual era a capital do Brasil em 1946 em que região ela se localizava?


Sugestões de vídeos para ajudar nos estudos – O Brasil e sua divisão regional - https://youtu.be/uk-Q63facGo - Acesso 19/03/2020.
- As regiões do Brasil – Introdução – https://youtu.be/jH_oVNSuJn0 - Acesso 19/03/2020.


Atividade 2: Leitura e análise de mapa BRASIL: GRANDES REGIÕES

     1.      Em qual região está o estado em que você mora?
     2.      Qual região tem mais estados?
     3.      Qual região tem menos estados?















Nenhum comentário:

Postar um comentário